Teme-se que a doença de Alzheimer possa ser propagada através de transfusões de sangue e da realização de algumas cirurgias.
Os cientistas receiam que as proteínas relacionadas com a condição degenerativa cerebral possam permanecer em materiais médicos contaminados.
O alerta chega após uma experiência realizada em ratos de laboratório. Os animais haviam recebido deliberadamente hormonas de crescimento humano contaminadas com a proteína beta-amilóide, tendo mais tarde desenvolvido sinais de Alzheimer.
Amostras de hormonas de crescimento humano estiveram implicadas num escândalo de saúde pública no Reino Unido em 1989. Na altura foram administradas a oito pessoas que mais tarde faleceram.
Testes realizados encontraram placas amilóides nos cérebros de sete desses doentes – sendo esse um sinal de Alzheimer.
Os ratos examinados durante a experiência na University College London, também revelaram ter essas placas quando foram submetidos a testes – sugerindo que a proteína possa ser “acidentalmente” transmitida.
O líder do estudo, o professor John Collinge, disse em declarações à publicação britânica The Guardian: “Existem evidências experimentais que a patologia beta-amilóide pode ser transmitida a pessoas a partir de materiais contaminados”.
Fonte: https://www.msn.com/pt-pt/saude/medicina/alzheimer-pode-ser-transmitido-por-%E2%80%9Ctransfus%C3%B5es-de-sangue-e-cirurgias/ar-BBQWKY1
Inscreva-se aqui no nosso canal YouTube e Dailymotion!
Sem comentários:
Enviar um comentário