Essa planta é nativa da caatinga brasileira.
Bamburral, de nome científico Hyptis umbrosa, é uma planta pertencente à família das Lamiaceae, também conhecida como moleque duro e maria-preta.
É nativo da região Nordeste do Brasil, nas áreas de caatinga, sendo bastante utilizada para embelezar os jardins em todo o território brasileiro.
Essa planta é muito utilizada para ornamentação (Foto: Reprodução | Mozart Soldon) |
Além de sua função ornamental, o bamburral também é usado para curar problemas do aparelho digestivo e reumatismo em idosos.
Características do bamburral
O bamburral é um arbusto perene e ereto que apresenta folhas elípticas, ovadas ou cordiformes, flores roxas em espigas e um pequeno fruto capsular.
Trata-se de uma planta ramificada com ramos lenhosos e que alcança até dois metros de altura, mas quando são cultivadas em jardins, pode chegar apenas até um metro e meio.
Propriedades medicinais e indicações de uso
Dentre as propriedades medicinais do bamburral estão a sua ação carminativa, antirreumática, bactericida, digestiva, estimulante, expectorante, sudorífica, tônica e estomáquica.
Todas as partes da planta são utilizadas e ela é indicada para tratar reumatismo, dores na coluna, dores de cabeça, indisposições do sistema digestivo e miriase nasal e articular.
Devido às suas várias propriedades medicinais, o bamburral também é benéfico no tratamento da artrite, desnutrição, gota, raquitismo e esgotamento mental.
Como o bamburral é utilizado?
Em diversas regiões do Brasil, o bamburral é bastante utilizado como planta ornamental, além de usado para fins terapêuticos. As folhas da planta são utilizadas para preparar um chá, ou as folhas juntamente com os ramos para fazer a decocção.
Existe, ainda, o xarope feito com as folhas da planta, no entanto, a maneira mais utilizada para aproveitar os benefícios do bamburral é o chá feito com as folhas.
O xarope com açúcar fervido no chá das flores da planta é útil para tratar desnutrição infantil e dores nas articulações.
Contra-indicações
Não foram encontradas contraindicações na literatura consultada, mas lembre-se que todo produto natural também só deve ser utilizado sob orientação de um especialista.
Sem comentários:
Enviar um comentário