© David McNew/Getty Respirar mata sete milhões de pessoas por ano. Poluição é o 'novo tabaco' |
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a poluição do ar está a provocar a morte a sete milhões de pessoas todos os anos e a afetar a qualidade de vida de muitos milhões de outras pelo simples ato de respirar. O ar tóxico provocado pela poluição, que o etíope Tedros Adhanom titula de “novo tabaco”, tem o impacto profundo sobretudo na saúde na população infantil.
“O mundo está a transformar-se numa sala de fumo", refere num artigo publicado no 'The Guardian' Tedros Adhanom, alertando que ao ar tóxico “não escapa ninguém, nem ricos nem pobres”. O diretor-geral da OMS desde julho de 2017 defende que a poluição do ar que respiramos é uma questão de emergência de saúde silenciosa, coberta por um “manto de complacência mundial”.
Tedros Adhanom estima que 90% da população mundial sofre com a poluição, estando na hora de agir com ações urgentes ao problema de saúde público. Na primeira conferência sobre poluição do ar, que terá lugar em Genebra na próxima semana, o diretor-geral da OMS espera que os países presentes assinem novos compromissos de prevenção para prevenir a poluição do ar.
Bebés e crianças são alvos de risco
Bebés e crianças são os alvos de risco, sustenta ainda Maria Neira, diretora da OMS da saúde pública e ambiente, calculando que 300 milhões de menores habitem em zonas de fumos tóxicos seis vezes superiores aos internacionalmente recomendáveis: “Todos nós somos afetados pela poluição, mas as crianças são a população mais vulnerável”, refere Maria Neira, que sublinha que os especialistas alertam para a ligação do ar tóxico e os crescentes problemas de respiração, cancro e danos mentais.
“Temos de nos questionar o que estamos a fazer pelas crianças, e a resposta, temo, é assustadora: estamos a poluir o seu futuro, o que é uma preocupação para todos nós”, conclui, a responsável pelo ambiente da OMS, enquanto Tedros defende que um ambiente limpo é a única condição importante para assegurar a saúde no presente e futuro.
“Limpar o ar que respiramos, permite-nos prevenir ou pelo menos reduzir os grandes riscos de saúde”, sublinha, Tedros Adhanom, adiantando que a OMS está a trabalhar não só para ajudar os pacientes atuais, mas também a trabalhar em políticas de saúde que impeçam a utilização de energia fóssil: “Nenhuma pessoa, grupo, região ou país pode resolver o problema isoladamente”, diz, frisando a necessidade de compromissos fortes e da colaboração de todos.
No Reino Unido, a maioria das áreas urbanas tem níveis de poluição do ar ilegais, mas os últimos planos do governamentais nesta matéria revelam que a qualidade do ar tem vindo a piorar acima dos níveis previstos nos piores cenários. A nível global, apesar do número de fumadores terem diminuído, a poluição do ar tem provocado mais mortes do que o tabaco, provocadas por ataques cardíacos ou doenças pulmonares.
Inscreva-se aqui no nosso canal YouTube e Dailymotion!
ENVIE E RECEBA DINHEIRO EM QUALQUER PARTE DO MUNDO!!
Você pode enviar dinheiro do e para o Brasil com a TransferWise. As transferências em Real (BRL) mais rápidas e justas estão a apenas um clique de distância.
Inscreva-se no link em baixo e crie a sua conta para começar a utilizar!!
https://transferwise.com/u/9dee1b
O que você precisa saber:
- Os clientes brasileiros podem pagar suas transferências apenas através de Boleto. Vamos enviá-lo para seu email depois que você preencher todos os dados necessários para a sua ordem de transferência.
- Você vai pagar uma pequena comissão de 2,5% (ou 10 BRL para transferências menores que 400 BRL). E nós sempre utilizaremos o câmbio médio de mercado.
- Você pode transferir até 9.999 BRL por mês. Infelizmente esse é o limite no momento, mas estamos trabalhando para aumentá-lo logo, logo.
- A TransferWise agora fala Português (Eba!).
- E você pode enviar dinheiro para o Brasil também. Nossa comissão para transferências para o Brasil é de apenas 1,5%..
Sem comentários:
Enviar um comentário